Tel: (15) 3222-2011 / 3321-3200 / 3202-8710/ 3411-9866

Loja Maçônica XXVI de Maio

Tel.: (15) 3221-9489

R Humberto de Campos, Sorocaba – SP

 

HISTÓRIA DA LOJA MAÇÔNICA XXVI DE MAIO

 

No primeiro semestre de 1977, alguns membros da A\R\L\ Brasil III, participante da Obediência do Grande Oriente Paulista, resolveram fundar uma nova Oficina Maçônica. A primeira reunião ocorreu no dia 26 de maio de 1977, nos fundos da Drogaria Ideal, de propriedade de Antonio Carlos Ferreira dos Santos, situada à Rua Cel. Nogueira Padilha, 1294.

Na ocasião discutiram e deliberaram que seria fundada a Loja Maçônica, com o título distintivo de XXVI de Maio,lojam claro, sua data da reunião, e que seria Federada ao Grande Oriente do Brasil e filiada ao Grande Oriente de São Paulo, adotando o Rito Escocês Antigo e Aceito. As primeiras reuniões sempre ocorreram no endereço citado e posteriormente, inauguraram um Templo Provisório, situado no Instituto Humberto de Campos, na rua de mesmo nome, número 541, com 38,25m2.

Foram fundadores da Oficina os Irmãos: Aristides Gonçalves Delgado, Querubim de Camargo, Antonio Carlos Ferreira dos Santos, Osvaldo Betanho Filho, Antonio Carlos Toledo Mascarenhas, Pedro Ervilha Maldonado, Domingos Martins Vieira, Flavio Rodrigues Teixeira, Vicente Ferreira de Almeida e Denis Morais.                                                                                                     

Em 1987, por ocasião de seu décimo aniversário de fundação, foi elaborado um carimbo filatélico comemorativo, sendo na ocasião confeccionados 2000 envelopes numerados e com a chancela do presidente. O carimbo de circulação valeu para o período de 20 de maio  a 26 de maio de 1987.

O novo templo foi iniciado na gestão de Mauri Ramiro Tancredo e após uma interrupção por falta de verba, foi concluído na gestão de Luiz Antonio Camargo. Em 1994 sagrou-se o novo templo, amplo e com conforto, no mesmo endereço e num espaço físico de 136 m2.

lojam2Atualmente a Loja conta com 51 obreiros os quais respondem pela administração e continuidade do Instituto Humberto de Campos, onde complementa o estudo fundamental e médio de cerca de 350 crianças e adolescentes, todos carentes, em regime de externato, oferecendo refeições, recreação e supervisão escolar. Desenvolve ainda atividades culturais, com os participantes do projeto, retirando-os da rua e diminuindo a possibilidade de perdê-las para as drogas e prostituição.

A diretoria atual é presidida pelo Irmão Jose Tondeli, Vice Presidente Antonio Aparecido Alves dos Santos, 2º Vice-presidente, Carlos Cardoso Bueno, Orador, Paulo Tadeu de Camargo, Secretário Edson Pompilio, Tesoureiro Antonio Garolla Netto, Chanceler Luiz Augusto Barbieri, deputado federal    Wilson Vieira e deputado estadual Silvio de Castilho.

Seus ex-presidentes foram: Aristides Gonçalves Delgado, Antonio Carlos Ferreira dos Santos, Querubim de Camargo, Ronaldo Magalhães, Denis Morais, Gregório Carmona, Mauri Ramiro Tancredo, Luiz Antonio Camargo, Waldemar Rosa Neto, Paulo Tadeu de Camargo, Acácio de Melo Junior, João Américo Genezi Pellini, Sergio Guastini, Luiz Eduardo Cárdenas, Edinaldo dos Santos, Paulo Roberto Baccelli.

lojam3